CORRIDA DOS RATOS

Você sabe o que é a CORRIDA dos RATOS?

Você sabe o que é a CORRIDA dos RATOS

Você sabe o que é a corrida dos ratos? Muitos acham que estão evoluindo financeiramente, mas na prática estão na corrida dos ratos. E se hoje você não tem um controle da sua vida financeira, não consegue guardar dinheiro, vive atolado em dívidas, você também pode estar na corrida dos ratos. Vem comigo que vamos falar sobre isso nesse post.

Conhece alguém que recebia o salário mínimo, passou a receber 2 mil de renda e começou a fazer procedimentos estéticos (extensão de cílios, alongamento de unha, design de sobrancelha), passou a receber 3 mil e começou a contratar serviços personalizados (personal trainer, empregada doméstica…), passou a receber 5 mil e começou comprar roupas e sapatos somente de marca, frequentar restaurantes caros…?

Conhece um jovem que mora com seus pais, estudou e começa a trabalhar, vai lá financia um carro, compra roupas, parcela o celular de última geração. Agora quer ser promovido porque o salário não está dando. Depois decide morar fora, sair da casa dos pais para ter liberdade, o salário novamente já não está dando porque agora tem as despesas de casa. É promovido novamente, vai lá e faz financiamento de uma casa porque agora vai casar…

Conhece alguém que à medida que sua renda aumenta iguala seu padrão de vida ou até mesmo aumenta o seu padrão de vida em relação a sua renda? Pois é, essas pessoas acham que estão evoluindo financeiramente, porque a renda delas aumentou, mas na prática como gastam igual ou até mais, estão no mesmo lugar.

Essa é a famosa corrida dos ratos. Essa analogia faz referência aos ratos que ficam correndo dentro da roldana na gaiolinha, eles correm correm, mas continuam no mesmo lugar.

É por isso que a régua certa para medir a riqueza de alguém não está no tanto que ela recebe, mas em como gasta. Pensa comigo, uma pessoa, vamos chamar de Pedro, tem um salário de 2 mil e sempre guardou uma parte do seu dinheiro, hoje tem 50 mil de reserva financeira e esse dinheiro ainda gera uns 300,00 de juros, rendimentos todos os meses. Ou seja 300 a mais sem precisar fazer nada. Agora pega um outro, o Lucas que tem uma renda de 100 mil, mas o seu padrão de vida é de 150 mil, sem nenhuma reserva financeira, somente com passivos, carro, casa, e esse carro e a casa estão financiados. E aí para você quem é mais rico? Pausa o leitura e coloca para mim nos comentários, o Pedro ou o Lucas?

O Lucas que hoje tem uma renda de 100 mil provavelmente ao longo da vida foi aumentando a sua renda e achando que estava evoluindo financeiramente, mas na prática ficou no mesmo lugar, continua preso no sistema, ele continua tendo que correr atrás do dinheiro, ainda não gerou nenhuma espécie de liberdade mesmo tendo a renda que tem. Já o Pedro além de ter uma reserva financeira, não tem dívidas e já tem uma renda passiva onde já consegue pagar umas 2 contas, ele já tem degraus de liberdade financeira.

E além dessas pessoas que acham que estão evoluindo financeiramente nós temos também aquelas que tem o costume de contrair dívidas, empréstimos, financiamento. Elas acabam uma dívida e na sequencia fazem outra. Ou aquela pessoa que vira fala assim “mês que vem a minha fatura do cartão vai ficar tranquila”, aí naquele mês faz uma nova compra e a fatura do cartão de crédito volta a ser mesma coisa. Essas pessoas também estão presas na corrida dos ratos.

Não estou dizendo que está errado aumentar o padrão de vida, a verdade é que quando você se educa financeiramente, se organiza, vai sim aumentar seu padrão de vida, porque a gente quer conforto, quer viver experiências novas, mas é tudo proporcional, você vai saber exatamente como fazer isso, sem ficar escravo do dinheiro. Ele que tem que trabalhar para você e não ao contrário.

Um ponto que agrava muito é que essas pessoas que precisam ir aumentando sua renda porque já não estão conseguindo mais manter o padrão de vida, elas normalmente precisam aumentar sua carga de trabalho, trabalham mais que conseguem, ficam exaustos e isso acaba afetando a sua vida como um todo e tudo aquilo acaba ficando sem sentido. Para que ter a renda que eu tenho se não tenho qualidade de vida, se não tenho tempo para o que verdadeiramente importa.

Essas pessoas são tão dependentes da renda que tem, que se amanhã por algum motivo perderem o emprego, o negócio falir, e aí, por quanto tempo elas conseguem manter o padrão de vida?

Enquanto não entender e quebrar esse ciclo, vai continuar correndo atrás do dinheiro ao invés de colocá-lo para trabalhar para você. E tenha certeza, o que recebe como renda nunca será o suficiente.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *