IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Qual é a importância da EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

Qual é a importância da EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Qual é a importância da educação financeira? Você já parou para pensar que tudo acaba girando ou pelo menos esbarrando no dinheiro, que um problema que desencadeia da parte financeira dobra, triplica de tamanho, e nesse contexto consegue perceber qual a importância da educação financeira? Porque não é sobre o dinheiro, é sobre a vida.

O que a educação financeira tem a ver com os nossos filhos, com a pandemia, violência, alta da inflação no nosso dia a dia, alimentos, gasolina, botijão de gás, com os extremos na política e tudo mais vivido hoje e desde sempre? Pausa a leitura e me responde nos comentários. O que você acha que tem a ver? Tudo! Acertou quem respondeu tudo, a Educação financeira é a base para tudo isso! “Não Kelly, a vida não pode girar em torno do dinheiro”, tem gente que vai falar isso, e eu entendo e respeito esse pensamento, mas não é sobre dinheiro, é sobre a influência e sobre como acaba impactando todas as áreas da nossa vida.

Eu vou te mostrar como que a educação impacta de forma direta e indireta a sua vida como um todo. Você às vezes nem acaba se dando conta, e saber qual a importância da educação financeira e aplicar na sua vida pode mudar e melhorar sim os resultados que tem hoje.

Se tivermos educação financeira e passarmos para nossos filhos eles não precisarão se endividar contratando financiamentos, empréstimos e pagar 3, 4x por algo. Com a possibilidade ainda de no meio do caminho entrar em situações de não conseguir pagar e isso afetar o seu emocional, o seu relacionamento com a família, a sua produtividade no trabalho. Até mesmo chegando em casos extremos de depressão e coisas piores.

Se todos tivessem educação financeira, talvez não sanaria o problema como um todo, porque existe muita desigualdade, mas com certeza muitas pessoas não precisariam ficar clamando por auxílios, bolsas, programas e políticos milagreiros como se pudessem salvar o mundo. Essas pessoas seriam mais independentes, não precisariam ficar debaixo das asas de políticos, porque é isso que muitos querem, infelizmente.  Tem sim aqueles que querem mudar, melhorar algo, mas tem aqueles que só querem se beneficiar do cargo.

Essas pessoas não ficariam à mercê de outras por exemplo, mulheres que dependem dos maridos, totalmente sem autonomia, sem voz ativa e vivendo mais desigualdade. Pessoas que transferem responsabilidades para outras que vão querer se aproveitar delas como os golpes financeiros, pessoas que ficam dependendo de indicação de outras, de dicas na internet para saber o que fazer com o dinheiro.

A educação financeira pode nos ajudar a quebrar esse ciclo que vem de geração em geração trazendo crenças e mais crenças limitantes que como consequência limitam os nossos resultados. Com certeza quebraríamos de vez esse molde engessado de que fazemos dinheiro e pagamos boletos, fazemos dinheiro e pagamos boletos.

Com a educação financeira, todos saberiam da importância da reserva financeira e assim que começassem a trabalhar e tivessem sua primeira renda saberiam que teriam que começar construir a sua reserva financeira para momentos de imprevistos e emergência como esse de pandemia ou outra crise, perdas de emprego, negócios falidos, e até mesmo para situações de oportunidades. Sim, a reserva financeira também serve para oportunidades, para aquilo que vai agregar na sua vida e te trazer um retorno tanto pessoal como profissional.

Essas pessoas saberiam e teriam o costume já de poupar e investir uma parte do seu dinheiro para os sonhos que desejam alcançar e não precisar se endividarem, pois fariam isso com planejamento e antecedência. Nesse fluxo conseguiriam proteger seu dinheiro de altas da inflação e conseguiriam passar com menos impacto por esses momentos como o que estamos vivendo hoje.

E o mais importante, seriam pessoas mais completas, realizadas, trabalhando com o que amam, com propósito, sem depender de serem “obrigados” ficar vendendo suas horas, ou ter a insegurança de depender somente disso para conseguir pagar suas contas. Elas conseguiriam atingir sua independência financeira mais cedo para terem mais qualidade de vida, para terem mais tempo e poder valorizar o que realmente importa para elas, poder fazer o que quiserem, da forma que quiserem e com disposição. A maioria confia e espera pela aposentadoria falida do sistema para aproveitar e vida e mesmo que tenha, será o suficiente? Olha ao seu redor a situação dos aposentados, e mesmo que financeiramente seja possível será que a disposição será a mesma para viver a vida que sempre desejou?

Se você ainda não tinha visto por esse lado, eu espero que agora eu tenha conseguindo plantar a sementinha na sua cabeça, que você tenha entendido qual a importância da educação financeira e que coloque em prática na sua vida, não adianta só saber tem que colocar em prática.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *