PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por que não consigo fazer PLANEJAMENTO FINANCEIRO?

Por que não consigo fazer PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por que não consigo fazer planejamento financeiro? Muitas pessoas acham que é somente pelo fato de não ter a melhor planilha, o melhor método, mas a resposta pode estar no seu comportamento. Precisamos entender esse primeiro para conseguir fazer planejamento financeiro.

Eu estava analisando, quando uma pessoa está com uma bola de neve de dívidas ela faz uma força tarefa e guarda dinheiro para conseguir sair das dívidas, quando ela decide reformar a casa vai lá e junta dinheiro para reformar a casa. Outro dia eu tive o caso de uma pessoa que queria fazer uma cirurgia, ela foi lá e focou e conseguiu juntar dinheiro para fazer a cirurgia. Agora e quando não temos um objetivo dessa forma, imediato, urgente? Paramos de guardar dinheiro, voltamos a gastar tudo novamente. Eu conheço várias pessoas que são assim, que só guardam dinheiro quando tem um foco imediato, você também deve conhecer ou provavelmente você também é assim. Nós temos muita dificuldade de fazer planejamento financeiro e guardar dinheiro para montar a reserva financeira para imprevistos como perda de emprego, negócio falir, família adoecer, poupar e investir dinheiro com antecedência para os nossos sonhos, para a nossa aposentadoria própria, para a nossa independência financeira.

Sabe por que isso acontece? Isso é um problema só seu? Não! Isso é do ser humano, nós carregamos isso lá dos nossos ancestrais. Na época dos nossos primórdios eles viviam o hoje, a preocupação deles era ter o que comer, não ser devorados, em ter um local dormir. Era um dia após o outro, o hoje prevalecia, não existia projeção de futuro, igual temos hoje. E isso ficou gravado no nosso cérebro, tudo que é imediato temos mais facilidade e tudo que é a longo prazo, para o futuro temos dificuldade.

Nesse mesmo viés, podemos destacar também o otimismo, onde não assumimos a autorresponsabilidade com o comprometimento da nossa vida financeira, deixando o barco da vida nos levar.  Nós tendemos a subestimar os riscos existentes deixando de tomar medidas sensatas de prevenção. Inclusive existem pesquisas que mostram isso, tem um Ted Talks muito interessante, onde a neurocientista explica um experimento que mostra que nós somos mais otimistas do que realistas em relação ao futuro, o nosso cérebro enxerga mais o lado positivo. Acreditamos realmente que vai dá tudo certo sem precisar fazer com que dê certo. No final ela faz uma analogia que ilustra muito bem isso, temos vários pinguins no topo de uma montanha, os pinguins pessimistas acreditam que não nunca vão voar, então eles ficam lá. Os pinguins otimistas pulam estraçalhando no chão, agora os realistas eles pulam, mas com paraquedas. Ou seja, eu preciso acreditar que eu posso, nesse caso, que o meu futuro financeiro será perfeito, mas eu preciso fazer minha parte hoje, preciso fazer o planejamento financeiro.

Aqui também entra a procrastinação, vamos deixando para amanhã, “amanhã eu começo a juntar dinheiro para isso”, “amanhã está tão longe”, “nossa minha aposentadoria vai demorar tanto, não vou esquentar com isso agora não”. Quando chega, é que você consegue enxergar a importância daquilo e não está preparado financeiramente, dependendo da situação consegue juntar um dinheiro rápido e se não der vai precisar recorrer a dívidas, fazer empréstimo, financiamento. Um exemplo nesse caso é a casa, você não planejou com antecedência e quando decide casar “tem que financiar a casa”. Como são coisas novas, que não está habituado a fazer, o seu cérebro tende a renegar, porque ele não quer muito esforço, então você acaba procrastinando.

E essa dificuldade de fazer planejamento financeiro, de pensar no futuro é em todas as áreas da nossa vida, é por isso que existem várias ferramentas para colocar no papel como, “como que se imagina daqui a 5 anos, como projeta a sua empresa daqui a 5 anos, daqui a 10 anos”. Quer ver, vamos fazer um exercício, pausa a leitura e anota como você vê a sua saúde daqui a 5 anos, e olha que nem é um longo prazo, o seu relacionamento e a sua vida financeira. Eu tenho certeza que vai ter dificuldade para imaginar.

É por isso que falando da educação financeira, precisamos colocar no papel, fazer o planejamento financeiro dos objetivos, de todos eles, de pequeno, médio e longo prazo definindo todos os detalhes, o que, valor, como, quando, realizar a técnica de visualização, dividir um objetivo grandes em pequenos objetivos, comemorar essas etapas que você for alcançando. Isso tudo são formas de driblar esse nosso eu ancestral. Por que se deixar por conta da sua mente, ela sempre vai preferir só o imediato, deixando o planejamento financeiro de lado.

Agora que você entende o porquê de isso acontecer, vai conseguir identificar e tomar a melhor decisão fazendo com antecedência o planejamento financeiro.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *